sábado, 8 de maio de 2010

Shanti, shanti, shanti!

Para quem não conhece, esse é um mantra que invoca a PAZ, PAZ, PAZ! Isso é tudo que precisamos, para encontrar o equilíbrio em nossa existência.

Estou falando nesse assunto porque, como mencionei tempos atrás, há aproximadamente um ano, sou praticamente de yoga. Você pode rever a nota,
clicando aqui.

Bem, desde então, tenho curiosidades mil, muita coisa que tenho que aprender, entender o significado, até para me tornar uma boa yoguini (mulher praticante de yoga - quando homem yoguin). para começar, sempre falei a yoga (lê-se yóga), mas aprendi que o correto, é o yoga (lê-se yôga).

Há algum tempo estou para perguntar a minha professora, qual é o significado de Om shanti, shanti, shanti mas sempre me esqueço. Estas palavras, antecedidas pelo Om, são pronunciadas ao final de cada aula de yoga, aí hoje resolvi pesquisar na internet do que se trata.

Paz, Paz, Paz! Eis aí a resposta. Melhor dizendo, encontrei esta nota
neste site, que reproduzo para você.

Este mantra é uma evocação de paz, muitas vezes repetida no final de uma aula de Yoga, e tem duas funções. Primeiro, afirma que a paz está disponível para nós em qualquer momento que escolhemos nos focar nisso. Segundo, repetir o mantra nos ajuda a criar mais paz no mundo, porque de acordo com a filosofia do Yoga, quando chamamos algo do fundo do ser com o coração puro e a mente focada, estamos usando a nossa consciência para tornar-se realidade. Este é realmente o propósito de todos os mantras: são ferramentas para manifestar intenções.

Para extrair a força vital desse mantra, visualize o impacto de cada palavra que recita. Por exemplo, enquanto recitar o primeiro shanti, pode evocar paz interior; na segunda vez, paz para sua família e amigos; na terceira vez, paz para o planeta. Quando faz isso com fé, devoção e intenção concentrada, você cria uma ótima oportunidade para a paz em todos os lugares.

CHRISTOPHER D. WALLIS

Também encontrei este video com uma música bem tranquila, bem própria para quem procura um pouco de paz pois ajuda na meditação, e isso é um dos caminhos para a paz. Quem fez o video usou fotos dos Deuses da Índia, entretanto com todo respeito, não são os meus. O meu Deus é único. e nunca vi a sua face, mas pela fé que tenho dentro de mim, um dia morarei com Ele em seu paraíso.



Espero que tenha curtido. E eu, agora sabendo do significado, com certeza o resultado do exercício será muito melhor, TUUUUUUDO DE BOM!
Nota: Foto de Cássio Vasconsellos que integra banco de imagens on-line.
Beijin

Um comentário:

Quero muito ter a sua opinião, o seu comentário é muito importante. Entre que a casa é sua, e volte sempre!

Beijin