quarta-feira, 9 de março de 2011

Filme bom eu indico: "O Discurso do Rei"

É simplesmente maravilhoso, quando saimos do cinema extasiados, completamente envolvidos com a estória, seus personagens e todo aquele conteúdo que nos transporta para profundas reflexões. Quando fica aquela sensação de "quero mais", "o filme não deveria ter acabado ainda", "passou muito rápido".

Pois é, hoje a minha indicação fica para "O Discurso do Rei". Filme que, sob o meu ponto de vista, é excelente.

Não apenas por ser uma obra de arte, mas principalmente porque conta uma verídica história de superação, determinação, persistência e amizade.

Não apenas por mostrar a fragilidade humana, mesmo através de um rei, que as vezes se pode achar que certas coisas só atingem ao pobre mortal, e jamais à releza, ao sangue azul.

Pois bem, "O Discurso do Rei", nos mostra com muita simplicidade a superação de uma pessoa atormentada por um problema trazido desde a sua infância. O exercício de se acreditar, no ato de persistir, na coragem de tentar de novo. E assim aconteceu:

Depois da morte de seu pai, o rei George V (Michael Gambon) e da escandalosa abdicação do rei Eduardo VIII (Guy Pearce), seu irmão mais velho, Bertie (Colin Firth), que sofreu por toda a sua vida problemas de gagueira, muita timidez, especialmente para falar em público, de repente é coroado Rei George VI, da Inglaterra. Com o seu país à beira de uma guerra, precisando desesperadamente de um líder, sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), a futura Rainha Mãe, leva o marido, após várias tentativas frustradas de tratamento, para ver um excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue (Geoffrey Rush). Depois de um começo difícil, paciente resistente, terapeuta com procedimentos pouco ortodoxos, com o tempo se forma um vínculo inquebrável entre eles. Com o apoio do Logue, sua família, seu governo e Winston Churchill (Timothy Spall), o Rei se supera.

Sua conquista tinha que ser muito maior do que um reinado, uma coroa; era preciso adquirir confiança em si próprio.

Sua esposa teve um papel fundamental em sua vida, e sua atitude faz juz ao ditado "por traz de um grande homem tem sempre uma grande mulher".
Elizabeth foi grande quando incentivou, apoiou e abraçou a causa de seu esposo.

Logue por sua vez, prova que a experiência pode falar mais alto do que a graduação em uma conceituada instituição educativa.

Enfim, "O Discurso do Rei", do diretor Tom Hooper, reune um elenco ótimo, e não foi à toa que abocanhou algumas estatuetas no Oscar 2011: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Colin Firth e Melhor Roteiro Original. TUUUUUUDO DE BOM!

Quer saber? Acho que merecia ter ganho mais, inclusive Geoffrey Rush poderia ter levado o troféu de Melhor Ator Coadjuvante,

Se ainda não viu, ainda está em cartaz nos cinemas.

Beijin

4 comentários:

  1. Nem li muito o seu post com medo de vc contar o filme... quero muito assistir...
    E bom que vc gostou...
    Bjus
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti do Cisne Negro e gostei so um pouquinho rss esse nao vi ainda, vou conferir!! =)
    bjao

    Aninha
    http://ananerym.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é muito bom..tõ na fissura pra ler o livro dizem que é otimo tão quanto..bjs

    ResponderExcluir
  4. Vi no comente que tem livro..nussa deve ser bem melhor..mas por enquanto vou matar minha curiosidade c/ o filme.

    ResponderExcluir

Quero muito ter a sua opinião, o seu comentário é muito importante. Entre que a casa é sua, e volte sempre!

Beijin