terça-feira, 16 de março de 2010

Fallas Festival, você conhece?

Uma das mais tradicionais festas espanholas, as Fallas de Valência, acontece há muito tempo, onde cada bairro cria, com muito arte, bonecos de cera enormes, que são colocados em carros alegóricos. Através destes bonecos os Valencianos externam os seus sentimentos, relatando costumes ou críticas e com assuntos relacionados à política, arte e tudo mais. Neste caso abaixo, o artista ilustra sua participação com o casal frances em evidência; o presidente Nicolas Zarcozy e a sua linda e charmosa primeira dama, Carla Bruni.

Tudo começou a séculos quando os carpinteiros valencianos queimavam os suportes de madeira que sustentavam as tochas usadas como iluminação. Antes disso, os aprendizes de carpinteiros vestiam estes suportes com roupas velhas, e isso foi se aperfeiçando virando bonecos, hoje transformaram-se em bonecos gigantes assinados por muitos artistas. A festa acontece anualmente, de 15 a 19 de março.

Comunidades se vestem com roupas tradicionais e passeiam pela cidade em direção à Virgem de Valencia, a quem dedicam muitas flores. Ao final estes bonecos são queimados ao som de muita música de bandas que disputam entre si e muitos fogos. Veja o video aqui.

Apesar de ser uma brincadeira perigosa e hoje na contra-mão da preservação do meio ambiente (a camada de ozonio agradece), achei interessante, fiquei até com vontade de assistir a essa tradicional festa, vamos nessa?

Beijin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero muito ter a sua opinião, o seu comentário é muito importante. Entre que a casa é sua, e volte sempre!

Beijin